Personalidades

A Venezuela é um país que exportou para o resto do mundo, em geral, e para Espanha, em particular, grandes pensadores, escritores, actores, gente do espectáculo, cineastas, cientistas, apresentadores de televisão, modelos, actrizes, desportistas e mais uma infinidade de outras personalidades que, por uma razão ou outra, se salientaram nas suas actividades.
Segue abaixo a lista das principais personalidades venezuelanas 
e um pouco da história de cada :

Simón Bolívar


Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios.
  Nascido em 24 de julho de 1783 óbito em 17 de dezembro de 1830, comum mente conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano. Junto a José de San Martín, foi uma das peças chaves nas guerras de independência da América Espanhola do Império Espanhol.
Após o triunfo da Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, na qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói, visionário, revolucionário, e libertador. 
 Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela à independência, e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América Hispânica. Por essa razão, é referido por alguns historiadores como "George Washington da América do Sul".

Hugo Chávez


Hugo Rafael Chávez Frías
  Nascido na cidade de Sabaneta em 28 de julho de 1954, Chavez é um político e militar venezuelano. 56º e atual presidente da Venezuela. Como líder da Revolução Bolivariana, Chávez advoga a doutrina bolivarianista, promovendo o que denomina de socialismo do século XXI. Ele é também um crítico do neoliberalismo, da globalização, e das relações exteriores dos Estados Unidos.
 Chávez é o segundo de seis filhos de Hugo de los Reyes Chávez e de Elena Frías de Chávez, ambos professores de carreira. Hugo e o seu irmão mais velho foram viver com a avó paterna Rosa Inés a pedido do pai, ainda durante a infância.
No dia 4 de fevereiro de 1992, o então tenente-coronel Hugo Chávez, comandando cerca de 300 efetivos, protagonizou um golpe de Estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez, da Acción Democrática (1974-1979 e 1989-1993).


 Em novembro de 2000, a Assembléia Nacional tinha aprovado a denominada Ley Habilitante, por meio da qual o presidente poderia governar por decreto durante o período de um ano, sem necessitar da Assembléia Nacional para aprovar leis. A medida foi muito criticada alegando-se que os poderes extraordinários concedidos a Chávez seriam ditatoriais.

Boris Izaguirre


Boris Rodolfo Izaguirre Lobo.
Nascido na cidade de Caracas em 29 de Setembro de 1965, escritor e showman venezuelano nacionalizado espanhol.
Era roteirista de telenovelas famosas como Rubí ou La dama de Rosa
Em Espanha, escreveu roteiros e participou nos programas como Crónicas Marcianas con Xavier Sardà ou Channel nº4 con Ana García-Siñeriz
Escreveu artigos nas publicações Zero, El País Semanal, Fotogramas e Marie Claire.
  
Ivonne Reyes


Dayanna Ivonne Reyes Torres 
  Nascida na cidade de Valencia (Venezuela), em 08 de outubro de 1967,  é uma atriz , modelo e apresentadora de televisão na Espanha.
  Ivonne Reyes começou sua carreira depois que se casou Micky Mata, irmão de Carlos Mata, em Caracas.
Ela depois se mudou para Miami, depois para Espanha, onde alcançou enorme popularidade com a televisão.
Sua estréia na telinha foi em espanhol 1991, como anfitriã do concurso preço justo apresentado por Joaquin Prat. Seria o primeiro de uma longa série de programas que proporcionaram uma grande popularidade na Espanha.
Seu papel como atriz desenvolveu principalmente na televisão, participando em várias séries e novelas como Amor Magia ou verdade de Laura.
Ela já participou de dois filmes: o tempero da vida e garoto solitário, e um curto, Malasombra.
Em 03 de abril de 2000 o nascimento de seu primeiro filho, Alexander. Após uma ação movida por um processo de paternidade apresentado por Reyes contra Pepe Navarro, a Justiça espanhola concluiu que, de fato, o apresentador de TV foi o pai da criança.

Juan Arango

Juan Fernando Arango Sáenz.
  É um futebolista venezuelano (Maracay, 16 de maio de 1980), que atua como meia. Atualmente, joga pelo Borussia Mönchengladbach.
Arango fez carreira no futebol europeu e atualmente é o grande nome do futebol venezuelano. Atua pela Seleção Venezuelana desde 1999, e já disputou quase 100 partidas pela equipe.
  
Marisa Román 
 

Atriz venezuelana , nascida em 30 de janeiro de 1982 , Marisa Román estrelou a telenovela Bem-aventurados Cidade , e é uma das estrelas de a mulher perfeita . Ele começou a trabalhar no teatro aos 9 anos no teatro infantil Calibro grupo. Participou em "Anos de vida é" um drama teen, onde jogou Marisol, a minissérie "The Street of Dreams" com o personagem de Amanda, "Rag Doll", interpretando Soledad, "Viva la Pepa", como Marianita "A calça quitao" como Juliana.

Catherine Fulop


Catherine Amanda Fulop García. 
 Atriz, cantora e modelo venezuelana nascida na cidade de Caracas (Venezuela) em 11 de março de 1965 Catherine Fulop mora e atua na Argentina.
 Catherine é venezuelana de ascendência Húngara. Ela participou do Miss Venezuela 1986 onde ficou classificada em segundo lugar. Ela era casada com Fernando Carrillo, de 1990 a 1994 com quem protagonizou várias novelas nos anos 1990. Ela é casada com Osvaldo Sabatini desde 3 de Abril de 1998 e tem duas filhas com ele, Oriana e Tiziana.
Catherine ja participou de vários concursos de beleza entre eles:
  • Miss Venezuela foi elegida como Miss Fotogenica.
  • Miss América Latina ficou entre as 3 finalistas.
A atriz começou sua carreira na tv com a telenovela "Mi Amada Beatriz" em 1987, aonde viveu a ingênua protagonista. Atualmente vive a vilã Ramona na telenovela "Passione" e também é jurada do programa "Talento Argentino".

Ivian Sarcos


Ivian Lunasol Sarcos Colmenares (Guanare, 26 de julho de 1989) é uma modelo venezuelana eleita Miss Mundo em 2011.
Nascida na cidade de Guanare, no estado venezuelano de Portuguesa, Ivian tornou-se órfã em 1998, na época com apenas oito anos de idade, quando seus pais María Brígida Colmenares e Juan María Sarcos morreram, deixando doze filhos. Passou, então, a ser criada pelas freiras de um convento na cidade de San Carlos, no estado de Cojedes, onde viveu por cinco anos. Crescendo em ambiente religioso, Ivian chegou a cogitar se tornar uma freira, porém seus atributos físicos fizeram com que optasse pela carreira de modelo.
Sarcos cursava Estudos Internacionais na Universidade Central da Venezuela e trabalhava em uma tenda no Centro Comercial Sambil, ambos em Caracas, quando conheceu Osmel Sousa, organizador do Miss Venezuela. Logo, se increveu em um casting e foi indicada como Miss Amazonas.
Representando o estado do Amazonas, Ivian competiu no concurso Miss Venezuela 2010, em 28 de outubro, terminado em segundo lugar, atrás apenas da candidata de Miranda Vanessa Gonçalves, recebendo, portanto, o título de Miss Venezuela Mundo 2010.
Em dezembro do mesmo ano, volta à Venezuela, onde é homenageada pela população e autoridades, sendo recebida, inclusive, pelo Presidente da República Hugo Chavez no Palácio de Miraflores.

Mikel Erentxun


Mikel Erentxun (nascido em Caracas, Venezuela, 23 de Fevereiro de 1965) é um cantor espanhol. Iniciou-se a cantar no grupo Duncan Dhu, tendo depois começado uma carreira solo em 1992. Mikel lançou seis álbuns como artista solo, algumas sucessos bem populares como a música Mañana e gravou uma versão da canção dos "The Smiths", "There Is a Light That Never Goes Out", traduzida como "Esta luz nunca se apagará", tendo igualmente criado uma versão de "Everyday Is Like Sunday" (original de Morrissey), traduzida como "Todo es Igual Siempre". Colaborou ao longo da sua carreira com Mark Gardener, Robert Quine, Pete Thomas, Lloyd Cole, Matthew Sweet e Fred Maher.

Discografia
  • Naufragios - 1992 (+260.000 copias)
  • El abrazo del erizo - 1995 (+80.000 copias)
  • Acróbatas - 1998 (+50.000 copias)
  • 7 años (Sólo EE. UU.) - 2000
  • Te dejas ver - 2000 (+50.000 copias)
  • Ciudades de paso - 2003
  • Éxitos - 2004
  • El corredor de la suerte - 2006
  • Tres noches en el Victoria Eugenia - 2008
  • Detalle del miedo - 2010 (Junto a Las Malas Influencias)
  • 24 golpes + Eléctrica PKWY- 2012
 Outros destaques.
Ainda compoem a lista da personalidades de destaque nacional e internacional, Alicia Machado, natural de Yaracuy, nomeada Miss Universo em 1966, a modelo Jennifer Rodríguez, as actrizes Catherine Fulop, Natasha Moll e Catherine Pardo e ainda o tenista Nicolás Pereira aumentam esta longa lista.
Do mundo do cinema devemos salientar Natalia Martínez Streignard, actriz venezuelana, nascida em 1970 e com várias telenovelas já interpretadas. Outra Musa do cinema, nascida na Venezuela é María Conchita Alonso, com papéis em filmes como El Muerto, La Mejor Actriz, Alma Perversa e Testigo Final. Como cantora também fez das suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário